Introdução

O mundo de hoje não se confina à nossa rua, à nossa localidade, à nossa cidade e, muito menos ao nosso país. Nos nossos dias vive-se a realidade de uma aldeia global que principalmente através dos meios de comunicação, invade as nossas vidas, relembrando-nos que fazemos parte de um mundo e de uma Europa que se uniu na diversidade.

A constituição de um Clube Europeu, na Escola Secundária D. Dinis surge com o objetivo de consciencializar os jovens cidadãos europeus para o facto de sermos Europa. Neste âmbito pretende-se valorizar a compreensão das interdependências sempre crescentes dos territórios e das suas populações, dos aspetos locais ao espaço global passando pelas escalas regionais, nacionais e das grandes regiões.

O Clube Europeu D. Dinis, numa perspetiva integradora visa estimular a busca de informação permanentemente atualizada, reflexão, discussão, avaliação de problemas, afirmação de valores de solidariedade e coesão, definição de prioridades, elaboração de propostas de atuação com base na sustentabilidade aplicada não só à vertente ambiental, mas também à económica, social e cultural.

O Clube constituindo-se como um espaço de confluência e integração de saberes e competências adquiridas, as atividades a desenvolver devem, sobretudo basear-se nas experiências bem como na análise e na interpretação de factos e fenómenos atuais.

Numa palavra, uma proposta aberta a toda a comunidade onde se desenvolva uma cidadania consciente, coerente, responsável em termos sociais e ambientais, uma cidadania solidária e sustentável.

Objetivos gerais

  • Criar  entre  os  membros  do  Clube  um  verdadeiro  espírito  europeu e transmiti-lo aos outros membros da comunidade;
  • Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política;
  • Dar a conhecer o significado do mandato parlamentar de decisão do parlamento enquanto órgão representativo de todos os cidadãos;
  • Incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores de tolerância e da formação da vontade da maioria;
  • Contribuir para a formação e consolidação de uma consciência europeia;
  • Promover o exercício  da cidadania europeia  exercendo-a a nível local,
    regional, nacional e europeu;
  • Contribuir   para   a   compreensão   de   pluralismo  europeu,  nas  suas semelhanças e nas suas diferenças;
  • Sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais globais e para a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável;
  • Fundamentar uma cultura humanística, artística, cientifica e técnica;
  • Desenvolver capacidades e atitudes nos jovens que contribuam para a mudança de mentalidades;
  • Incentivar nos alunos o gosto pela descoberta e prazer pelo conhecimento;
  • Desenvolver  nos  alunos  a autonomia, o sentido de responsabilidade, a
    criatividade e a autoestima;
  • Rentabilizar os tempos livres dos alunos de uma forma didática, cultural e recreativa;
  • Valorizar o contributo das novas tecnologias de informação e de comunicação;
  • Fomentar a interdisciplinaridade;
  • Promover o intercâmbio entre escolas;
  • Enriquecer as relações humanas através do diálogo;
  • Promover a participação de elementos da comunidade envolvente da escola.

Competências

O aluno ao fazer parte do Clube Europeu terá oportunidade de desenvolver competências no domínio cognitivo, afetivo e comportamental o que irá constituir mais uma “achega” na promoção do sucesso escolar do mesmo.

  • Promover a capacidade de análise crítica de realidades políticas, económicas, sociais, culturais e ambientais diversas;
  • Reconhecer a necessidade de análise a diferentes escalas (da local à global) para compreender os problemas do mundo atual;
  • Estar consciente dos desafios de desenvolvimento sustentável nas sociedades contemporâneas;
  • Recolher, selecionar e sistematizar informação;
  • Utilizar técnicas de informação e de trabalho;
  • Saber participar e cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns;
  • Promover a autonomia e autoestima;
  • Desenvolver a aprendizagem da cidadania;
  • Valorizar e respeitar as diferenças;
  • Desenvolver a criatividade, a inovação e a abertura à mudança;
  • Fomentar o empenhamento na defesa dos direitos humanos.

Temáticas

O Clube Europeu como um centro dinamizador de atividades no domínio da educação para a cidadania participada propõem-se desenvolver algumas temáticas a curto, médio e longo prazo:

Domínio político/económico/social:

  • Constituição europeia
  • Alargamento da União Europeia e as suas implicações
  • Portugal nos espaços europeu e mundial
  • Funcionamento da U.E.
  • Coesão económica e social: aproximar as regiões da Europa
  • Pluralismo na Europa
  • Políticas europeias
  • Direitos de cidadania: o direito de todos termos direitos
  • Terrorismo e outros conflitos
  • População (migrações, pobreza, idosos, minorias)
  • Transportes e comunicações
  • Habitação
  • Urbanização
  • Desenvolvimento rural
  • Indústria
  • Deslocalização das empresas
  • Lazer
  • Consumo
  • Globalização e comércio
  • Empregabilidade / Acesso ao mundo do trabalho
  • Desemprego/empreendedorismo
  • (…)

Domínio ambiental:

  • Ambiente e desenvolvimento
  • Recursos renováveis e não renováveis
  • Espaços verdes
  • Poluição
  • Resíduos urbanos
  • Saúde
  • Desastres e catrástrofes ambientais
  • (…)

Domínio histórico/cultural

  • Património
  • Gastronomia
  • Eventos
  • Artesanato
  • Tradições
  • Folclore
  • Teatro / cinema
  • Feiras
  • Turismo
  • Desporto
  • Lusofonia: a língua portuguesa para além de Portugal
  • Direitos humanos
  • O Papel da mulher na sociedade de hoje
  • (…)

Entidades a recorrer

  • Centro de informação europeia Jacques Delors
  • GAERI – Gabinete de Assuntos Europeus e Relações Internacionais do Ministério da Educação
  • Instituto Português da Juventude
  • Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal
  • Assembleia da República
  • Embaixadas
  • Instituto Nacional de Estatística
  • Instituto de Educação e Desenvolvimento
  • Instituições ligadas ao ambiente
  • Instituições sociais
  • Centro de Estudos Geográficos – Universidade de Lisboa
  • (…) Outros considerados pertinentes

Atividades a desenvolver (curto, médio prazo)

  • Elaboração de um regulamento interno para o Clube;
  • Criar logotipo;
  • Criar poemas, slogans, músicas;
  • Recolha, organização e divulgação de documentação e informação atualizada com recurso às entidades competentes;
  • Organização de sessões de informação (colóquios, reuniões informais, etc) à comunidade educativa e local;
  • Dinamizar atividades no âmbito do Projeto Latitude 60! – Ano Polar Internacional;
  • Dinamizar atividades de sensibilização à comunidade escolar para os problemas ambientais do planeta;
  • Organização de exposições que permitam um conhecimento mais vasto e mais profundo das temáticas abordadas ao longo do ano;
  • Visita ao parlamento nacional e europeu;
  • Comemoração de dias internacionais (árvore, criança, direitos humanos, mulher, meteorologia, tolerância erradicação da pobreza, ambiente e outros);
  • Desenvolvimento de atividades no âmbito do Atlas de Diversidade;
  • Realização de visitas ao centro de Informação Europeia Jacques Delors;
  • Organização de atividades culturais, concursos promovidos no âmbito dos Clubes Europeus;
  • Organização da “Semana da Europa”;
  • Promoção de intercâmbios de informação e documentação entre os “Clubes” de diversos estabelecimentos de ensino;
  • Organização de visitas de intercâmbio entre diferentes “Clubes”;
  • Produção e/ou promoção de material didático adequado, como por exemplo jogos, puzzles, jornais;
  • Divulgação das atividades realizadas nos meios de comunicação disponíveis (local, regional, jornal escolar, rádio da escola …);
  • (…)

Interdisciplinaridade

Para  que  o  projeto  Clube  Europeu  seja  fundamentalmente  um projeto criativo e de mobilização dos vários saberes apresenta-se como necessária a participação interdisciplinar:

  • Geografia;
  • História;
  • Economia;
  • Introdução ao direito;
  • Desenho;
  • Educação física;
  • Psicossociologia;
  • Sociologia;
  • TIC;
  • Português;
  • Matemática aplicada às Ciências Sociais;
  • Filosofia;
  • Ciência Política.

Funcionamento

O Clube propõe-se funcionar num espaço próprio, num horário pós letivo, semanalmente. Os alunos inscritos irão desenvolver as atividades em regime de voluntariado, tendo sempre como meta o alcance dos objetivos propostos.

Material Necessário

  • Todo o tipo de material escolar necessário para a concretização das atividades propostas.
  • Material audiovisual e informático (computador ligado à Internet, impressora a cores e scanner, cd’s).
  • Placards.

Avaliação

O projeto deverá ser analisado no que concerne aos seus resultados, mas não poderá ficar na interpretação de dados. Terá de ser um processo contínuo não só no que respeita às estratégias desenvolvidas, mas também à ligação estreita entre todos os participantes do processo educativo.

A avaliação vai certamente revelar pontos fortes e fracos, o que irá, num futuro próximo, melhorar diversificando e otimizando os recursos humanos e materiais.

A avaliação proporcionará reajustamentos de forma a facilitar, no aluno, o desenvolvimento de atitudes e de capacidades facilitadoras de uma maior autonomia na realização das atividades propostas.

SÓ ASSIM É QUE SE VALORIZA:

O SABER!
O SABER SER!

O SABER FAZER!

Rosário César

Este documento foi apresentado para aprovação no conselho pedadógico.