Natal 2019 passou pela Damião de Góis

Conforme foi notícia na página inicial o Natal de 2019 foi antecipado na Escola Damião de Góis quando a professora Rosário César, coordenadora do projeto europeu D. Dinis visitou a turma do 6ºB.

Foi realizada uma pequena fotoreportagem, através da qual, se visualiza, pelas expressões de felicidade, os momentos vividos com intensidade.

Contudo, o NATAL NÃO FICOU LIMITADO aos ALUNOS do G6ºB !

Todos os colaboradores do projeto e visitantes do site/blogue poderão tomar conhecimento relativamente à riqueza e diversidade de tradições vividas, na época de Natal, de OITO países da União Europeia (Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda; Itália, Polónia e Suécia). Na página inicial editada no dia dois de janeiro de 2020 pode-se consultar informação relativamente a outros QUATRO países (Portugal, Alemanha, Dinamarca e Espanha).

FINLÂNDIA

Terra do Pai Natal

FINLANDIA PAI NATAL COM RENA painatal_renas-1

Milhares de turistas do mundo inteiro vão até o norte da Finlândia, na época do natal, para encontrar o pai natal. Diz a lenda que ele mora na Lapônia (Korvatunturi – em filandês, que quer dizer “monte com ouvidos”), com sua esposa e suas renas. Segundo o pai natal, os ouvidos desse monte servem para escutar os pedidos das crianças ao redor do mundo.

Enfeites e luzes de Natal

Os enfeites mais tradicionais da Finlândia são as grinaldas de natal nas portas, as flores de natal e outros enfeites. Nos primeiros dias de dezembro as escolas e creches fazem com frequência os enfeites de natal.

24 de dezembro – O dia mais importante

No dia vinte e quatro de dezembro, ao meio dia em ponto, o secretário municipal da cidade de Turku, antiga capital localizada a sudoeste da Finlândia, proclama publicamente para todo o país, o inicio da Paz de Natal, costume nórdico que data da idade média.

Outro momento importante do dia vinte e quatro é a missa de natal que ocorre à tarde ou no início da noite, onde são cantadas músicas típicas.

As tradições de natal incluem, também, tomar um banho de sauna e comer a principal refeição do natal antes da chegada do pai natal. A refeição consiste em fiambre, batatas gratinadas, salmão, mingau de arroz e, também, peru.

Para as crianças, o acontecimento mais importante ocorre no final da noite, quando todos ficam à espera do bom velhinho que passa por todos lares e usa sempre a porta para entrar. Ao chegar, ele pergunta sempre “Há aqui crianças bem comportadas?”. Esta visita é uma tradição antiga nas casas finlandesas!

FRANÇA

Ceia de Natal

As ostras, o foie gras, os escargots e o salmão fumado continuam a ser os grandes mestres da ceia de natal na França. Estes ingredientes são confeccionados de diversas maneiras, cada uma mais requintada e saborosa do que a outra.

O prato principal, por excelência, é o peru assado acompanhado de castanhas cozidas a vapor. Ele é recheado de uma mistura de carnes de porco, alho, cebola e cravos-da-índia.

A sobremesa que mais agrada aos franceses nessa noite é a famosa “bûche de Noël”. É um bolo que existe em toda a França. É confecionado à base de manteiga, em forma de tronco de carvalho, castanheira ou macieira, recheado com frutas ou com castanhas e frutos secos. Na Province, a tradição das treze sobremesas mantém-se. Cada uma delas tem um significado específico, ligado ao nascimento de Jesus.

Árvore de Natal

A Árvore de Natal para os cristãos simboliza  fé, vida e imortalidade.  É decorada em família e os próprios criam prendas para colocar de baixo da mesma. É, também, recorrente colocar o presépio debaixo da árvore de natal.

Presentes

Segundo certas famílias, os Presentes são abertos após a meia-noite de dia vinte e quatro ou na manhã de dia vinte e cinco. Para certas crianças e em determinadas casas, o Pai Natal só passa a deixar os presentes durante a noite. Assim as crianças só abrem as prendas na parte da manhã para preservar a magia do Natal durante o dia vinte e quatro, criando aquele fascínio no ar..

As crianças colocam os seus sapatos em frente à lareira para que o Pai Natal os encontre e deixe os presentes.

Calendário do Advento

O Calendário do Advento é uma invenção germânica e é composta por vinte e quatro portas pequenas para abrir vinte e quatro dias antes do natal. Cada porta inclui uma imagem, citação bíblica ou um pequeno doce que as crianças adoram.

Missa do Galo

Missa do Galo é a missa celebrada pelos católicos no dia antes do natal.  Esta é muito popular e reúne praticantes e não praticantes. A missa do galo é celebrada, normalmente, das dezoito às vinte e duas horas, nas paróquias francesas contrariamente à hora que é praticada em Portugal (meia noite).

GRÉCIA

Kalanta (Crianças a cantar)

Alzazil.-Kalanta-610x302

Na manhã da véspera de natal e ano novo,  as crianças visitam as casas de porta em porta e alegremente cantam canções de natal. Segundo a tradição, o ato de abrir a porta traz boa sorte, prosperidade e saúde. Para além de cantarem, as crianças também tocam o triângulo musical com uma haste metálica e em troca recebem algum dinheiro, doces e frutos secos.

Refeição de Natal

Geralmente, os gregos reúnem-se para terem um almoço festeiro no dia vinte e cinco e não, contrariamente aos católicos que se reúnem no dia vinte e quatro ao jantar.

Christopsolo

GRECIA CHRISTOPSOMO FIGURA 26

É o pão que é feito na véspera de natal, que tem uma cruz esculpida na crosta superior antes de ser cozido. No dia de natal, o chefe da família faz o sinal da cruz sobre o pão, corta-o e dá um pedaço para cada pessoa na mesa de jantar.

Momogeroi

GRECIA MOMOGEROI FIGURA 27

É umas das tradições gregas mais interessantes do natal. Momogeroi são pessoas que imitam o comportamento dos outros. Eles estão vestidos como velhinhos e usam lã de animais e chapéus pontiagudos. Além disso, eles têm espadas ou outras lanças. Andam pelas ruas na véspera de natal, fazem barulho e cantam canções. Quando diferentes grupos de Momogeroi se encontram, fingem lutar.

Christmas Boat

GRECIA BARCO FIGURA 28

Uma tradição grega que ainda é viva, especialmente nas ilhas, é decorar os barcos. Os barcos pequenos de pescadores e, até mesmo os ferry, são iluminados com linhas de lâmpadas.

Mulheres e crianças gregas costumam decorar pequenas embarcações para demonstrar sua gratidão por seus maridos e filhos voltarem do mar.

Também durante a época de natal barquinhos miniaturas decorados são usados nas casas e nas lojas.

HOLANDA

Sinterklaas e Zwarte Piet

HOLANDA BISPO A CAVALOFIGURA 29

Sinterklaas não é o pai natal tradicional que conhecemos, apesar de usar também roupa vermelha e ter espessa barba branca. De acordo com a “lenda” Sinterklaas é um bispo que vem de Espanha montado num cavalo, não só para trazer presentes e doces para as crianças, como também para avaliar o comportamento das mesmas. Quem se comportou mal não ganha presente mas um saquinho de sal.

Sinterklaas tem como ajudante o Zwarte Piet que, ainda de acordo com a lenda, era negro, escravo do bispo e limpava as chaminés.

Sinterklaas chega à Holanda em meados de novembro e vai visitando as cidades. Entra na cidade desfilando em seu cavalo e com os seus ajudantes (que são vários Zwarte Pieten) e distribuem doces e brincam com as crianças.

No dia da visita do Sinterklaas, as crianças, antes de dormir, cantam musiquinhas tradicionais e deixam seus sapatos na porta de casa com uma cenoura dentro para o cavalo do bispo.

No dia seguinte as crianças vão ter doces, geralmente moedinhas de chocolate ou a letra do seu primeiro nome, ou o tal saquinho de sal !!!

O Sinterklaas continua suas visitas até o dia cinco de dezembro… que é a noite dos presentes.

A troca de presentes não é comum no dia de natal: a maioria das pessoas troca presentes no dia cinco de dezembro.

Midwinterhoorn Blazen (Fazendeiro a Tocar no Advento)

HOLANDA PASTOR FIGURA 30

É uma prática rural em que os fazendeiros tocam, no domingo do advento, uma corneta feita de bambu ao lado de um curso de água. Esta prática repete-se até à véspera de natal, pois anuncia o nascimento do menino Jesus.

IRLANDA

Velas nas Janelas

IRLANDA VELA JANELA

Colocam-se velas nos parapeitos das janelas. Com este facto pretende-se dizer que as casas estariam prontas a receber Nossa Senhora e São José, caso por ali passassem. As velas só devem ser apagadas no dia seguinte, por uma rapariga chamada Maria.

Christmas Jumpers (Suéteres de Natal)

Existe tradição de usar, nesta época do ano, suéteres com motivos de natal, super coloridas e com estampas de árvores de natal, flocos de neve, renas do pai natal ou qualquer outra figura que lembre natal. Alguns modelos mais extravagantes têm lantejoulas, sininhos, pisca-pisca ou podem, até mesmo, tocar canções natalinas. Algumas empresas determinam um dia de dezembro como o dia oficial do suéter de Natal (Christmas Jumper Day) e todos vão trabalhar com a sua suéter. Estas são muito usadas para além deste dia oficial. As pessoas usam-nas para trabalhar sair com amigos, fazer compras……

Assistir TheLate Toy Show

É uma edição especial de natal desde 1975 que se tornou uma instituição cultural e uma tradição e sua popularidade tem aumentado constantemente nos últimos anos.

É o programa de televisão que tem maior audiência no país, com 1,5 milhões e é exibido, normalmente no início do mês de dezembro.

No show são apresentados: brinquedos de maior sucesso do ano; crianças, de várias idades, demonstram, no palco, como certos brinquedos funcionam; pequenas apresentações de dança ou canto; participação de celebridades irlandesas.

Crackers de Natal

IRLANDA CHRISTMAS-CRAKERS FIGURA 34

São tubos feitos de papel de cartão, brilhante ou colorido e torcido em ambas as extremidades. Parecem e foram inspirados nos doces franceses “bom bom” (amêndoas embrulhadas em papel bonito).

Na ceia de Natal, normalmente, há um cracker ao lado de cada prato na mesa. A finalidade é a de criar momentos de descontração e brincadeira entre os membros da família durante o jantar.

Duas pessoas seguram, uma de cada lado do cracker, e puxam. Quando há um grupo ao redor da mesa, todos cruzam os braços para puxar os crackers, ao mesmo tempo. Todos os membros do grupo têm o seu próprio cracker na mão direita e puxam o do vizinho com a mão esquerda livre. Quando os crackers são puxados ao mesmo tempo há um estrondo!

Dentro de cada cracker existe uma mensagem motivadora ou uma piada em um pedaço de papel e um pequeno presente.

Sabores de Natal

-Christmas Cake (Bolo de Natal)

IRLANDA CHRISTMAS CAKE FIGURA 35

Existem muitas formas de fazer o bolo de natal, mas o importante é manter as frutas secas do recheio, que muitas vezes podem ser embebidas em uísque de um dia para o outro. Para dar o toque final, alguns chefes gostam de fazer um creme amanteigado e passar em volta de todo o bolo e, por fim, salpicar um pouco de amêndoas laminadas e açúcar.

-Mince Pies

IRLANDA MINCE PIES FIGURA 36

Trata-se de uma delícia tradicional da época de natal. São tortinhas pequenas, feitas à base de massa, farinha de trigo, açúcar e manteiga, recheadas com frutas secas, juntamente com algumas especiarias. Algumas famílias têm a tradição de deixar, no dia vinte e quatro, essa torta para o pai natal não esquecendo algumas cenourinhas para as suas renas.

-Chistmas Puding

IRLANDA CHRISTMAS PUDDING FIGURA 37

É bastante rico em especiarias e sabores, mas o mais interessante desta receita é que pode ser confecionado meses antes do natal, sem o risco de estragar, devido ao álcool que faz parte da receita. Normalmente é servido com uma bola de gelado e outra de chantilly.

ITÁLIA

Befana

ITÁLIA BEFANA FIGURA 38

O natal estende-se por três dias. As crianças recebem os seus presentes no dia de reis e são distribuídos por Befana.

Befana faz parte do imaginário e da cultura italiana. Segundo a tradição trata-se de uma velha senhora que voa numa vassoura e que visita as crianças nas noites de cinco e seis de janeiro e enche com doces ou carvão as meias penduradas em frente à lareira ou perto de uma janela. Geralmente, as crianças que durante o ano foram boas recebem doces, frutos secos ou pequenos brinquedos, enquanto que aquelas mal comportadas recebem carvão.

ITÁLIA BEFANA MEIAS FIGURA 39

Befana, uma espécie de fada ou mãe natal. Trata-se de uma “bruxa boazinha” que traz doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano. E quem se comportou mal ganha pedacinhos de carvão.

Reza a lenda que Befana era uma velhinha que gostava muito de limpeza e passava o seu tempo a varrer a casa. Esta decidiu ir com os Reis Magos quando estes estavam a caminho  para visitar o menino Jesus, aquando do seu nascimento.

Pouco conhecida fora da península, a Epifania é celebrada de diferentes maneiras de norte a sul. Em Roma, na noite de cinco de janeiro, na Piazza Navona, é tradição esperar-se que a Befana apareça para comprar os doces que, posteriormente, colocará nas meias das crianças. A praça fica cheia de famílias com crianças de todas as idades para passar o dia no mercado da Epifania.

ITÁLIA PIAZZA NAVONA FESTA DE BEFANA FIGURA 40

Hoje em dia, as crianças italianas esperam pelo pai natal na noite de natal e  pela Befana no dia seis de janeiro. É possível comprar, nos mercados italianos, as meias da Befana, recheadas de doces.

E é a Befana que leva o natal embora. É por isso, que no dia seis de janeiro as árvores de natal são desmontadas e a vida volta ao normal com o término das férias de fim de ano.

Presépio

Para os italianos, o presépio é algo muito importante, mais do que a árvore de natal.

Existem em toda a Itália lojas especializadas em peças para presépio, uma vez que existe um presépio em cada lar.

Mas é em Nápoles que estão os mais belos e completos (e articulados) presépios de todo o país.

ITÁLIA PRESÉPIO FIGURA 41

A rua dos presépios de Nápoles, a Via San Gregório Armeno é uma rua do centro histórico desta cidade, muito famosa graças aos artesãos e às lojinhas que vendem artigos para presépios.

Panetone, Pandoro e Torrone

Constituem as delícias italianas na época de natal.

Panetone, bolo-rei italiano, é originário e campeão de vendas na Itália. Corresponde a um pão doce com fragância de bauninha, recheada com frutas secas.

ITÁLIA PANETTONE FIGURA 42

POLÓNIA

A Véspera e a Ceia de Natal

A véspera de natal tem um significado muito solene e emocionante. Ela significa união, perdão, lição de amor e confraternização.

Existe uma tradição de natal chamada Vigília, que começa na véspera de natal com um jejum de vinte e quatro horas e que termina com o aparecimento da primeira estrela da noite, símbolo da Estrela de Bélem, e que segundo a Bíblia, foi vista pelos Reis Magos anunciando o nascimento de Jesus. Dá-se, então, início a um grande banquete.

Oplatek (Hóstia)

POLÓNIA (Hóstia) FIGURA 43

O momento mais importante da ceia de natal é a divisão da hóstia (Oplatek), previamente benzida pelo pároco local. Este costume refere-se à Última Ceia, quando Jesus Cristo dividiu o pão com seus discípulos. O momento da partilha da hóstia tem um significado quase mítico.

A hóstia é dividida pelo senhor da casa ou, na ausência do mesmo, pelo filho mais velho. A seguir todos os presentes devem dividir suas hóstias e trocar pedaços com os outros.

Seguem-se doze pratos típicos, um por cada um dos apóstolos, devendo-se provar cada um deles para garantir a felicidade. Como manda a tradição polonesa, os pratos da ceia de natal não devem conter carne.

Cwiback (Bolo de Frutas de Natal)

POLÓNIA CWIBAK BOLO DE FRUTAS FIGURA 44

O Bolo de Frutas de Natal (Cwiback) é indispensável em qualquer mesa polaca. Em todas as casas, a mesa, com uma toalha branca, inclui um lugar reservado para qualquer pessoa, convidado inesperado, parente, amigo e incluindo estranhos que queiram se sentar e comer porque ninguém nesse dia deve estar sozinho.

Os habitantes da Polónia costumam colocar as escamas da carpa comida durante a ceia como símbolo da prosperidade financeira no ano que se avizinha.

Debaixo da mesa, normalmente, coloca-se uma pequena quantidade de feno, tradição que remonta aos tempos pagãos, costumo relacionado com uma antiga festa agrária. Na época cristã faz lembrar o nascimento de Jesus na manjedoura.

SUÉCIA

Árvore de Natal

Algumas famílias vão para a floresta procurar a árvore ideal: um pinheiro que deve ter muitos galhos e ser o mais vertical possível.

A época de natal termina oficialmente no dia treze de Janeiro, quando a árvore de natal é desarmada e os enfeites são guardados.

Janelas Iluminadas

SUÉCIA CANDELABRO FIGURA 45

É costume acenderam-se com velas. Colocam-se por detrás das vidraças das janelas para que iluminem o caminho das pessoas que vão à igreja na noite de natal.

Dia de Santa Luzia

SUÉCIA FESTA SANTA LUZIA FIGURA 46

Uma das maiores e mais importantes celebrações de natal é o dia de Santa Luzia, considerada Rainha da Luz, no dia treze de dezembro. Jovens vestidas (a filha mais velha de cada casal) de branco com uma faixa vermelha em volta da cintura e com uma coroa de velas na cabeça vão cantar, em homenagem à santa, uma canção tradicional em vários locais (escola, hospitais, lojas e, geralmente, distribuem biscoitos de gengibre).

Bode como Símbolo de Natal

SUÉCIA BODE DE GAVIE FIGURA 47

Diz a lenda que são uma representação dos bodes que carregavam o deus nórdico Thor nas suas viagens.

O bode tem, também, lugar na tradição sueca, que diz que o animal entregava presentes de natal antes do pai natal ter assumido a tarefa.

O bode de Gavie, com treze metros de altura e três toneladasde peso, é a versão gigante do tradicional Julbock , um bode sueco de natal, feito em palha. Foi erguido e desmontado, pela primeira vez na cidade de Gavie, a 106 Km da capital sueca, para atrair turistas entre um e trinta e um de dezembro de1966. Desde então o bode é, anualmente, reconstruído. Esta escultura tem sido inúmeras vezes destruído, por vandalismo, antes da data prevista para a desmontagem. Em 2016 foi queimado algumas horas após ser erguido.

Iguarias Suecas Tradicionais de Natal

Julskinka (Peça Grande Fiambre)

SUÉCIA JULSKINKA PEÇA GRANDE DE FIAMBRE FIGURA 48

É o elemento central na mesa de natal sueca. Esta grande peça de fiambre é, normalmente, servida fria. Ao ser confecionada a peça é, em primeiro lugar, cozida levando, em seguida, uma massa de mostarda com pão ralado e, posteriormente, vai ao forno.

Julmust é uma bebida ligeira não alcoólica tradicional da Suécia na época do natal. É escura e gaseificada confecionada com extrato de malte e de lúpulo, originariamente concebida para substituir a cerveja.

Os suecos, na ceia de natal, têm como ritual começarem por se deliciarem com o peixe, depois as carnes de porco e, finalmente, passam para os pratos quentes.

Bolachas ou biscoitos de gengibre têm sido um clássico de Natal na Suécia há vários séculos. São, normalmente, acompanhadas por uma bebida de vinho quente, o Glogg.

SUÉCIA GLOGG VINHO QUENTE FIGURA 49

Bolachas clássicas de caramelo e bolos de açafrão são outras iguarias muito comuns durante a época de natal.

                                                 “SEJAMOS MAIS UNIDOS NA DIVERSIDADE”

Artigo sobre Natal 2019 passou pela Damião de Góis: (Newsletter AEDDINIS, 13 de Dezembro de 2019).