Concurso de slogans alusivos à Não Abstenção

05

81

No dia 7 de maio realizou-se, na escola sede do Agrupamento de Escolas D. Dinis, um concurso de slogans alusivos à NÃO ABSTENÇÃO para as eleições do Parlamento Europeu.

Participaram nesta iniciativa do Projeto Clube Europeu alguns alunos de três escolas do Agrupamento, nomeadamente o D. Dinis, a Damião de Góis e a de Marvila.

Surgiram algumas dezenas de slogans, entre os quais foram escolhidos 12 para fazerem parte do boletim de voto. Parabéns aos alunos pelo entusiasmo, empenho e criatividade das suas propostas elaboradas em sala de aula.

Cada proposta a concurso foi representada por um pássaro, simbolizando Paz, Liberdade e Democracia.

Esta iniciativa teve como grande objetivo promover a cidadania, sensibilizando toda a comunidade escolar para cada um exercer o seu Direito e Dever perante um ato eleitoral.

No âmbito da sensibilização e mobilização de alunos, professores, encarregados de educação e assistentes operacionais e técnicos, para a votação da eleição dos três slogans mais bem conseguidos, foram elaborados cartazes de sensibilização para o efeito.

Houve, de igual modo, muito trabalho em todo o terreno, não ficando esquecida a criação de uma urna eleitoral apelativa ao voto e 8 tipos de separadores com diferentes reflexões sobre o projeto da UE. Estes marcadores foram oferecidos a todos os adultos, professores, encarregados de educação e assistentes.

Este escrutínio foi preparado com antecedência e detalhe, pois a maioria dos alunos, participaram, pela primeira vez, num ato eleitoral.

A mesa foi constituída pela coordenadora do projeto Clube Europeu, Rosário César, pelo representante do Conselho Geral do Agrupamento, João Roseiro, pela representante dos Encarregados de Educação e Assistentes, Sandra Macedo, e pelos quatro Alunos, que se revezaram, dois a dois, entre os turnos da manhã e da tarde, Diogo Silva e Mariana Almeida, Joana Moreira e Carolina Amado, respetivamente.

Estes elementos da mesa eleitoral foram dando baixa na lista de eleitores, criada para o efeito, à medida que o cidadão ia votando democraticamente.

Foi, de igual modo, preparado um espaço para que cada um tivesse o direito de votar, em consciência, e livre de qualquer pressão ou sugestão.

Em caso de dúvida ou indecisão os eleitores recorreram ao cartaz que serviu em simultâneo, para sensibilizar a comunidade e consulta para os mais indecisos.

95.jpg

O escrutínio decorreu com normalidade, elevada participação democrática.

Após o encerramento deste escrutínio, os elementos da mesa reuniram para se proceder à contagem de votos.

Foram apurados 453 boletins de voto, cuja votação elegeu para o primeiro, segundo eterceiros lugares os respectivos slogans:

 “Para um futuro brilhante, o voto é importante”

 “Não existe uma Europa forte apenas com sorte. Vote!”

 “Diga não à abstenção, dê a sua opinião” 

Após o apuramento dos resultados foram entregues, na presença do Senhor Diretor, José António de Sousa, os prémios relativos ao primeiro e segundo classificados respetivamente, às alunas Inês Fragoso e Joana Dias.

A aluna do 9º A, Érica Pinto, da escola de Damião de Góis, foi a autora do terceiro slogan mais bem votado.

Pelo facto de esta e outras turmas se terem deslocado, acompanhadas por professores até ao D. Dinis para votar, não lhes foi possível ficar até ao fim da tarde. Assim sendo, a coordenadora do Clube Europeu D. Dinis deslocou-se à escola para entregar o prémio que foi atribuído a esta jovem aluna.

Para além dos prémios distribuídos TODOS os alunos que participaram na criação de slogans, independentemente de as suas propostas terem sido sujeitas a concurso, receberam um certificado de participação. E, mais uma vez, por razões de disponibilidade de horário, estes comprovativos foram entregues faseadamente: uns no dia do escrutínio, outros quando a coordenadora do projeto se deslocou à escola de Marvila e ainda outros, ao longo da semana seguinte. Estes últimos receberam os seus certificados nos espaços junto dos cartazes, elaborados para a promoção deste evento, nas salas de aula e no ginásio.

Muitos parabéns para TODOS os que participaram, de uma forma mais ou menos direta, na realização destas eleições. Este ato eleitoral irá permanecer na memória de cada um, como cidadão, participativo nas decisões para as quais são responsáveis.

No antes, durante e após a realização do concurso de slogans e, até à data das eleições nacionais para o Parlamento Europeu, estiveram afixados dois cartazes, um com informação estatística relativa à abstenção de 2014 para o mesmo efeito, e outro dirigido aos eleitores, com igual ou maior idade de 18 anos, para estes não deixarem de cumprir o Dever de Ir Votar como BOM CIDADÃO EUROPEU.

Cabe às escolas, e não só, Lutar Contra a Abstenção. Não admira que Portugal tenha sido o terceiro país que obteve, no dia 26 de maio do corrente ano, menor participação para a eleição dos eurodeputados representantes do Parlamento Europeu dos países membros da UE. A escola deverá promover, junto da comunidade escolar, a sensibilização para a participação responsável, de cada cidadão, nos atos eleitorais. Só assim, se construirá uma Europa mais justa e mais democrática na defesa dos Direitos Humanos e na promoção da sustentabilidade económica, social e ambiental.

Mais informação em: https://clubeeuropeuddinis2.wordpress.com/semana-da-europa/concurso-de-slogans-nao-a-abstencao-parlamento-europeu-2018-19-ii/

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário