VISITA DE ESTUDO EM INTERCÂMBIO A MADRID I – 2019-20

01

Alguns elementos do Projeto Clube Europeu D. Dinis deslocaram-se a Madrid, em intercâmbio com docentes e jovens dos Açores, entre os dias 10 e 15 de janeiro do corrente ano.

Uma pasta com alguns documentos de apoio, entre os quais o programa, foi preparada e distribuída por cada participante. O programa ao longo da visita foi sendo ajustado de acordo com as circunstâncias do momento e objetivos a alcançar.

02

Esta visita, intitulada ECO-EUROPA, atingiu os objetivos estabelecidos, dos quais se salientam a promoção do espírito europeu de cidadania ativa, o respeito pela defesa e conservação do ambiente e do património cultural, a sensibilização e reflexão sobre os problemas da vida urbana, entre outros.

As viagens de partida e regresso a Lisboa, capital verde europeia 2020, realizaram-se de autocarro. Apesar das longas horas terem provocado algum cansaço, esteve sempre presente a boa disposição.

O primeiro pequeno almoço em terra espanhola.

05

Durante toda a estadia em Espanha optou-se pelo metro como meio de mobilidade urbana.

06

O render da guarda do palácio real de Madrid foi muito apreciado.

Junto à Plaza Mayor visitou-se o mercado gourmet de San Miguel, espaço gastronómico que conserva a sua estrutura original de ferro. Destaca-se a grande e variada oferta de produtos de elevada qualidade.

Na Plaza Puerta del Sol existe a estátua do urso e do medronheiro, com quatro metros de altura, que representa as armas heráldicas de Madrid. Em frente à casa dos correios encontra-se, no chão, a placa do quilómetro zero de Espanha.

13

Conforme previsto, grande parte da tarde do dia 11 foi dedicada à visita do Centro de Información y Educación Ambiental de la Dehesa de la Villa, localizado na periferia da cidade. Constituiu uma mais-valia para todos os participantes, na medida em que se pôde observar e usufruir de um espaço verde exterior excecional e contactar com um centro que aposta na promoção de atividades de apoio logístico, junto do cidadão, nos arranjos de bicicletas e na execução de passeios, utilizando este meio de transporte. Observou-se, ainda, uma exposição com vários quadros com a aplicação de telas e tintas amigas do ambiente, bem como a realização de trabalhos reutilizáveis.

Após esta visita, seguiu-se para a Gran Via onde se tiraram fotos, se apreciou o reflexo do pôr do sol nos vários edifícios,  se entrou em algumas lojas de rua. As alunas do D. Dinis aproveitaram para jogar o twister, no El Corte Inglês.

E, finalmente, chegou a hora do jantar. Este teve lugar no típico restaurante americano Tommy mel ´s, onde se comeu hambúrguer no prato com molho especial injetado por uma seringa. Para terminar a refeição houve uma aventureira que pediu uma mega sobremesa que, devido ao seu tamanho, se tornou enjoativa e, como tal, foi partilhada por alguns.

O dia 12 não foi menos intenso que o anterior.

Começámos o dia com a visita ao bairro multicultural Lavapiés que se estende por íngremes ruas estreitas e de traçado irregular, conservando a sua origem medieval. Neste local vive-se em harmonia com os costumes e tradições da população imigrante de diferentes procedências. Para além da visita cuidada a este bairro, tivemos oportunidade de conhecer a feira de rua, que se realiza semanalmente, e comprar alguns recuerdos.

Após o almoço, coube a vez de visitar o museu nacional centro de arte reina Sofia, onde houve a oportunidade de apreciar obras de Picasso, como a de Guernica, de  Dali e  Miró, entre outros.

Bem perto deste museu localiza-se a estação de Atocha. Muitas fotos foram tiradas enquanto nos aproximávamos da sua fachada, uma obra-prima da arquitetura ferroviária do século XIX. Ao longo da história, esta estação passou por várias reformas e ampliações e, atualmente, existe um lindo jardim tropical com algumas espécies de origem brasileira.

Para terminar a noite, visitou-se o bairro Chueca, localizado nas mediações da Gran Via, onde se jantou salada césar e tortilhas acompanhadas por um molho especial. Antes de regressar ao hostel, passeou-se pelo bairro, tendo surgido a oportunidade de constatar que se trata de um local com muitas lojas, restaurantes, bares e discotecas.

O dia 13 começou com um encontro, junto ao bar do hostel, com todos os professores e alunos de ambas as escolas. Registaram-se algumas intervenções de sensibilização relativas às alterações climáticas e problemas urbanos.

Seguiram-se as visitas programadas para este dia, nomeadamente, aos estádios de futebol dos clubes do Real e Atlético de Madrid, à praça de touros, Las Ventas e o Parque del Retiro.

Apesar da fadiga, ninguém baixou os braços e iniciou-se uma longa caminhada a pé rumo ao Parque del Retiro. A opção deste tipo de deslocação teve como grande objetivo promover um melhor conhecimento da dinâmica da própria cidade. E fomos contemplados por um belo pôr do sol sobre Madrid.

Quando se chegou ao parque aproveitou-se o bonito pôr do sol para se registar fotograficamente o momento.

E os participantes das duas escolas descansaram um pouco, seguindo-se um mini encontro, já quase às escuras. Destacaram-se algumas reflexões relativamente à promoção do desenvolvimento sustentável em prol da minimização das alterações climáticas e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que vivem nas cidades.

Depois de um dia extremamente exigente optou-se por uma refeição no hostel Bastardo.

No último dia passado em Madrid cumpriu-se, de igual forma, o programa já ajustado.

Durante a parte da manhã regressou-se, novamente, ao Parque del Retiro, com  paragem obrigatória na Puerta de Alcalá.

Esta visita diurna ao parque proporcionou a vivência de momentos inesquecíveis, entre os quais se destacou a presença de um fotógrafo que enquadra as suas fotos em publicações do jornal El Madrid. Todos quiseram que lhes fosse tirada uma foto. Para mais tarde recordar fez-se, também, registo fotográfico do grupo dos alunos da escola D.Dinis.

56

Após longa caminhada pela cidade, chegou a hora do almoço que permitiu “carregar baterias”.

Para terminar a viagem, nesta maravilhosa cidade, houve tempo para percorrer a Gran Via e comprar os últimos recuerdos. Todos ficaram fascinados com a grandiosidade das instalações da Primark.

59

Mais informação aqui: https://clubeeuropeuddinis2.wordpress.com/outros-eventos/intercambio-viagem-madrid-2019-20

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário